Os Benefícios de um Plano de Serviço de Manutenção Preventiva para o seu UPS - Parte 3
Minimize a interrupção de seu negócio
Arquivos perdidos ou corrompidos. Mau funcionamento de hardware. A impossibilidade de acessar sistemas importantes que você precisa. Todas estas conseqüências desagradáveis - apenas uma pequena amostra dos possíveis resultados inesperados em caso de desligamentos não programados - podem ter um impacto significativo sobre a sua capacidade de conduzir os negócios. Sem mencionar o potencial de receitas perdidas e danos de reputação no caso de mecanismo de serviço ao cliente, tais como compras on-line, sistemas telefônicos ou outras ferramentas de vendas que se tornam indisponíveis para os clientes. Em muitos casos, a distância entre o período de inatividade do sistema e o desastre financeiro é bem curta.
No entanto, com um plano eficaz de manutenção preventiva, a sua empresa terá acesso a uma energia mais confiável, de maior qualidade e mais eficaz em termos de custos, tudo o que minimiza os riscos de período de inatividade e interrupção para o seu negócio.
Dependendo do tipo de contrato de manutenção que você escolher, os técnicos treinados podem até mesmo acompanhar o desempenho dos seus UPS e diagnosticar problemas remotamente, bem como responder a situações de emergência em uma base 24x7, 365 dias por ano. De fato, se um período de inatividade incidente ocorrer e você tiver o contrato apropriado de serviço em vigor, o problema pode ser corrigido antes mesmo que você fique ciente de que havia um.
Maximize o desempenho do seu UPS
A manutenção preventiva é fundamental, para se conseguir o melhor desempenho do seu equipamento. As inspeções sistemáticas, os testes e a limpeza realizada por técnicos treinados garantem que os vários componentes mecânicos e eletrônicos de um UPS estejam funcionando no seu potencial máximo. Quando os problemas são detectados e reparados antes que evoluam para problemas significativos - e muitas vezes com alto custo - seu UPS é capaz de fornecer o nível de desempenho que você espera.
O Tempo Médio Entre Falhas (MTBF), é uma medida reconhecida pela indústria sobre o comportamento e a confiabilidade do sistema, utiliza o número e os tipos de falhas que o equipamento já enfrentou em aplicações reais, com cálculos que assumem que um sistema é "renovado" depois de cada falha e que é imediatamente devolvido ao serviço. Um estudo recente de uma indústria sobre qualidade de energia determinou que, sem a manutenção preventiva regular, o MTBF de sistemas críticos aumentou 27 por cento.
Ao implementar um plano abrangente de serviço de manutenção preventiva realizado por técnicos treinados e certificados, você pode reduzir o número de peças de substituição necessárias enquanto amplia significativamente a vida útil do seu UPS.
Melhore o retorno sobre o investimento
Para muitas empresas, medir o retorno de investimento (ROI) de um UPS é simples, já que um evento em que haja desligamento das cargas pode custar mais do que todo o investimento na compra de um sistema UPS. Uma manutenção preventiva sólida, não só reduz o risco de período de inatividade, mas também reduz o custo total do proprietário aumentando a vida do equipamento e reduzindo os custos de substituição.
O plano de manutenção do UPS prevê um seguro complementar para os seus equipamentos. Considerando o fato de que mesmo o menor período de inatividade pode levar a milhões de reais perdidos, o investimento em um plano efetivo de manutenção preventiva irá rapidamente pagar a si mesmo, além de garantir tranqüilidade ao usuário.
Décadas de experiência demonstram que a manutenção preventiva regular amplia a vida tanto do UPS quanto de suas baterias. Em muitos casos, a duração da bateria é reduzida pela metade sem períodos de serviço.
Uma abordagem comum para avaliar o potencial de economia associada à implementação de um plano de manutenção preventiva é calcular o custo de período de inatividade de uma empresa. Esta avaliação deve incluir os custos diretos e indiretos, tais como as perdas de oportunidades de negócio, o custo de restabelecimento de servidores, pessoal parado e danos de reputação. Em algumas aplicações, também se deve incluir o impacto em potencial sobre a segurança. A maioria dos clientes com missão crítica são capazes de calcular a sua inatividade e os custos das oportunidades perdidas devido a uma interrupção dos negócios. Proteger-se contra estes riscos é cada vez mais importante, já que as seguradoras e os gestores de risco estão cada vez mais reconhecendo a gravidade dos danos em potencial.
Pressupostos básicos do cenário do período de inatividade
1. Duração da interrupção (horas);
2. Número afetado pela interrupção (pessoas);
3. Custo médio do empregado (por ano);
4. Perda de produtividade (% durante a interrupção);
5. Média normal de receitas (por dia);
6. Percentual de perda de receita (não-recuperáveis durante a interrupção).
Perda total de produtividade
7. Custo médio por hora de trabalho (com base em 40 horas semanais);
8. Custo médio do trabalhador por dia (baseado em oito horas por dia);
9. Perda da produtividade por empregado (por dia).
Perda total de receita
10. Perda diária de receita (dólares).
Perdas intangíveis
11. Reputação / influência (dólares);
12. Perda permanente de negócios (dólares);
13. Contratos / penalidades / multas (dólares);
14. Contrato de prestação de serviços (dólares);
15. Oportunidade perdida (dólares);
16. Outros.
Custo total do período de inatividade (dólares)
Ao medir o ROI, o desafio consiste em maximizar a proteção minimizando os custos. Um plano eficaz de manutenção preventiva irá ajudá-lo a realizar os dois.
Esboço de um plano eficaz de manutenção preventiva
Há uma série de medidas que são recomendadas para assegurar a integridade do seu UPS, incluindo:
- Programa de manutenção preventiva, para a parte eletrônica e para bateria;
- Rápido atendimento a emergências por técnicos treinados no específico modelo de UPS;
- Estoque de peças “on-site”;
- Acesso ao suporte técnico e ao engenheiro de projeto durante problemas graves;
- Monitoramento remoto, notificação de alarme 7x24 e resposta rápida do técnico em campo;
- Recomendações / Sugestões quanto a substituição de peças, especialmente itens que desgastam mais rapidamente tais como baterias e capacitores
- Entendimento do ciclo de vida do UPS, possibilidades de expansão e do custo total do proprietário;
- Acesso a especialistas através do Call Center 7x24 e técnicos locais;
- Banco de dados dos atendimentos realizados.
Além disso, uma vez que as baterias duram de três a cinco anos, é fundamental que elas sejam inspecionadas regularmente. E, considerando o fato de que a falha de uma única bateria pode causar uma falha do UPS, o teste e a substituição da bateria quando necessário é um componente fundamental de um bom plano de manutenção de UPS, com muitos clientes optando pela manutenção preventiva bimestral de bateria do tipo VRLA ou a trimestral do tipo de célula úmida.
Uma nova tendência nos planos de manutenção de baterias de UPS é posicionar o sistema de monitoramento de bateria para medir constantemente e relatar se qualquer bateria, em individual está fora da especificação de fábrica. Ao permitir que um prestador de serviços qualificado controle remotamente os sistemas de bateria, as empresas ganham tranquilidade sabendo que os especialistas estão observando e interpretando os dados constantemente.
Os relatórios de queda de carga dos clientes que pretendem monitorar a si mesmos geralmente revelam que o monitoramento não estava nem sendo visto ou foi mal interpretado. Os relatórios de queda de carga mostram também que muitas vezes, não houve um processo efetivo entre o alarme do estado da bateria e a substituição da mesma no momento certo.
Um bom plano de manutenção leva em consideração a idade e o real desgaste de um UPS para determinar onde um dispositivo específico tem relação com a vida útil esperada. Ele também ajuda o cliente a planejar os investimentos necessários para substituição de itens como baterias ou capacitores, itens que os clientes também podem optar por inserir em um contrato de manutenção. A manutenção estratégia também deve incluir um entendimento de como uma organização é liderada, bem como as suas prioridades para operações contínuas. Por exemplo, quão flexível o seu funcionamento deve ser e, o que é que você considera ser uma resposta rápida? Será no dia seguinte, no mesmo dia ou em duas horas? Depois de ter avaliado as suas necessidades básicas, você pode priorizar qual o equipamento requer contratos de manutenção e qual nível de serviço é adequado.
|