Header Image
Header Image
Header Image

Como reduzir o consumo de energia num Data Center - Parte 5

9. Fazer uma auditoria de energia em seu data center.

Questão: Fáceis oportunidades de economia de energia podem estar à mão.

Muitos gerentes de data center não conhecem a eficiência de seus equipamentos de TI ou a infra-estrutura do local—ou têm um caminho claro na mente para manter e melhorar essa eficiência. Há muitas oportunidades sendo ignoradas, que estão prontas para serem aplicadas, de forma a reduzir substancialmente os custos com energia.

Fonte de Alimentação Sistema de Energia de Backup Sistema de Refrigeração Equipamentos de TI

Solução: Avaliar a eficiência do data center e compará-la com as referências da indústria.

Quanto do orçamento de energia de um data center vai para sistemas de TI e quanto para sistemas de apoio? Para cada kilowatt-hora de energia sendo alimentado para os sistemas de TI, qual a saída real de TI que você obtém? As respostas a essas questões fornecem uma imagem da quantidade de energia consumida para cada unidade de saída do data center, como servidores de transações processadas ou tráfico de rede.

A eficiência de um data center pode ser calculada como a razão de dois componentes:
Eficiência do data center = Eficiência em TI x Eficiência da infra-estrutura do local do data center = Saída de TI / Energia do data center


Nessa equação:

  1. Eficiência de TI é a saída total de TI do data center dividida pela energia total de entrada nos equipamentos de TI
  2. Eficiência da infra-estrutura é a energia total de entrada nos equipamentos de TI dividida pela energia total consumida pelo data center
  3. Saída de TI refere-se à real saída do data center a partir de uma perspectiva de TI, como número de servidores ou número de aplicações entregues

Em termos reais, a eficiência em TI mostra a eficiência com a qual os equipamentos de TI fornecem saída útil para uma certa entrada de energia elétrica. A eficiência da infra­estrutura do local mostra a quantidade de energia que alimenta aquele equipamento de TI e quanto é desviado para os sistemas de apoio, como refrigeração e energia de backup.

Esses números possibilitam aos gerentes de data centers rastrear a eficiência com o tempo e revelar oportunidades para maximizar a saída de TI enquanto diminui a energia de entrada, e reduzir as perdas e ineficiência em sistemas de apoio.

Embora não haja referências na indústria para a eficiência em TI, há algumas referências na indústria para eficiência de infra-estrutura do local. O Uptime Institute recomenda uma abordagem chamada razão de Eficácia no Uso de Energia (PUE), em que:

  • PUE = Energia total do data center / Energia dos equipamentos de TI = 1 / Eficiência de infra-estrutura do local

Nessa equação, energia total das instalações é a energia total necessária para apoiar todos os equipamentos de TI, sistemas de energia de backup e sistemas de refrigeração. A energia dos equipamentos de TI é, na realidade, a alimentação de todos equipamentos de TI no data center. Uma aproximação prática para a energia dos equipamentos de TI seria a energia de saída dos UPSs.
Após aplicar esse cálculo a vários data centers, o Uptime Institute recomenda um PUE ideal de 1,6 e uma meta realística PUE de 2 para um data center bem projetado e operado. O Instituto estima que a maioria dos data centers dos Estados Unidos tem um PUE de 3,0, com uma média de 2,4.

10. Priorizar ações para reduzir o consumo de energia.

Auditar a eficiência de energia de seu data center ajudará a identificar e priorizar oportunidades para reduzir o consumo de energia. Você pode ter oportunidades definidas para melhorar a eficiência de energia tomando as seguintes medidas:

  1. Identificar e diminuir a energia de equipamentos com uso ineficiente
  2. Aumentar a utilização dos equipamentos por meio de virtualização e consolidação
  3. Selecionar equipamentos de TI de alta eficiência (CPUs, fontes de energia e reguladores de voltagem)
  4. Atualizar os UPSs para uma tecnologia de maior eficiência
  5. Implementar práticas de economia de energia para refrigeração
  6. Adotar distribuição de energia em 208V/230V

Em um data center inteiramente novo ou em importante expansão/modernização de um data center já existente:

  1. Obter aval do nível executivo e formar uma equipe interfuncional para desenvolver uma estratégia de energia para operações de IT
  2. Incluir eficiência de energia como uma exigência vital nos critérios de projeto, juntamente com expectativas para confiabilidade e uptime (tempo de funcionamento)
  3. Considerar a eficiência de energia nos cálculos de custo total de propriedade ao selecionar um novo equipamento de refrigeração, energia de backup ou TI

Conclusão

“O custo da eletricidade não pode mais ser ignorado em TI,” escreveu Stephen Prentice no relatório de pesquisa do Gartner (Why Cool Is Now ’Hot’ for IT Planners, Maio 2006). “As empresas devem tomar medidas para entender o consumo total de energia em seus ambientes de TI como um passo preliminar rumo a agressivos programas de redução de energia usando todos os meios disponíveis, já que as economias podem ser substanciais.”

Quando você combina equipamentos de TI com eficiência de energia, infra-estrutura de energia e estratégias de refrigeração, os efeitos cumulativos apresentam um poderoso business case. Considere o exemplo de um servidor 1U usando 300 watts de energia para fazer seu trabalho. Em um data center típico, esse servidor 1U precisaria de cerca de 1341 watts para funcionar. Em três anos, você gastaria $3.500 para alimentar esse servidor, o que é provavelmente o que você pagou por ele.

Imagine que você tivesse o melhor equipamento e processo – servidores com eficiência de energia, sistemas de refrigeração e fornecimento de energia. Agora o servidor 1U precisa de apenas 696 watts para funcionar. Em três anos, seu equipamento líder na categoria e as melhores práticas economizariam mais de $1.700 em custos com energia.

As economias rapidamente aumentam. Um pequeno data center com 350 servidores desses economizaria mais de meio milhão de dólares em três anos. Nosso data center hipotético, aquele com os 1000 servidores… se ele pudesse capitalizar todas as estratégias de economia de energia descritas aqui, a economia seria de mais de $1,5 milhão por ano.

Com uma distribuição mais eficiente de energia, você não apenas reduz as contas de energia e o custo operacional total, mas também alcança mais tempo disponível de backup e sistemas de refrigeração – atrasando o ponto onde tais sistemas teriam que ser atualizados para acompanhar a expansão do data center.

Com as melhores práticas e a melhor escolha de equipamentos, os gerentes de data centers podem reduzir o consumo de energia em quase 50 por cento.

Isso significa que quase metade da conta de energia abastecerá o processamento real de TI, em comparação com menos de 25 por cento da energia fornecida a um data center nominal hoje.

Sobre a Eaton

Operações de Soluções em Qualidade de Energia e Produtos da marca Powerware

A Eaton é líder global em produtos e serviços de controle elétrico, distribuição de energia, proteção de energia e automação industrial. Por meio de suas Operações de Soluções em Qualidade de Energia, a Eaton fornece uma ampla variedade de soluções de infra­estrutura para seus sistemas de TI:

  1. Produtos UPS—Sistemas de proteção de energia montados em rack e de chão para aplicações desde o mais simples desktop até as maiores instalações industriais, de saúde ou governamentais
  2. Áreas delimitadas—Áreas delimitadas funcionais, seguras e atrativas para data centers, compartimento de cabos da rede, ambientes de escritório e espaços para depósito
  3. Distribuição de energia—PDUs montadas em rack para racionalizar a distribuição de energia em um data center, rack ou área delimitada
  4. Confiabilidade na energia—Geradores e avançadas tecnologias de bateria para fornecer energia de backup, criar configurações redundantes de UPS, auditorias de qualidade da energia para avaliar e melhorar as condições da energia
  5. Serviços—Planos de manutenção e garantias estendidas, apoio 7x24, monitoramento remoto e serviços de diagnóstico, gerenciamento de projeto turnkey e integração de sistemas—contando com mais de 350 engenheiros para suporte ao cliente na América do Norte

Para mais informações sobre as soluções da Eaton para data centers:
800.356.5794

www.Powerware.com/datacentersolutions

Sobre o autor Sriram Ramakrishnan, Gerente Comercial de Unidade, Soluções para Data Centers, Eaton
Sriram Ramakrishnan é o Gerente Comercial de Unidade de Soluções para Data Centers da Powerware, da Eaton. Trabalhou em vários desenvolvimentos comerciais, capacidades de marketing e engenharia nos últimos 12 anos, no ambiente de qualidade de energia e ambiente crítico à missão da GE e Eaton. Tendo recebido seu grau de bacharel em Engenharia El&