ÚLTIMAS EDIÇÕES

#77 - Eaton lança no Brasil o no-break 9PX

#76 - No-breaks Eaton: Energia garantida no estádio, em casa, onde você estiver

#75 - Eaton Patrocina V Congresso RTI Data Centers

#74 - Eaton Figura Como Fornecedor Top de Tecnologia em Ranking da Revista CRN

#73 - Filme "Colegas" conta com o apoio da Eaton

 

 

 

 

Retrofit é Alternativa Econômica para Manter a Confiabilidade de No-breaks

O uso de no-breaks (também conhecidos como UPS – Uninterruptible Power Supplies) garante o fornecimento de energia estável e sem interrupções a qualquer negócio. No entanto, é preciso estar atento ao funcionamento dos equipamentos e realizar, periodicamente, manutenções preventivas e preditivas. A contratação de planos de serviço dessa natureza aumenta a confiabilidade e a vida útil dos no-breaks, minimizando consideravelmente os riscos de falhas na energia elétrica no sistema crítico. O retrofit é sugerido quando há danos em componentes específicos do no-break, ou quando estes chegam ao fim de sua vida útil, mas é possível estender o uso do equipamento com a substituição dos componentes e a atualização do firmware.

Estudos apontam que os riscos de haver quedas de energia é quatro vezes maior entre os usuários que não possuem um plano de manutenção preventiva e preditiva em sua infraestrutura. Além disso, parte considerável das quedas de energia que ocorrem poderiam ser evitadas, sendo causas comuns para esse tipo de problema: erro humano; procedimentos incorretos; instalação em desacordo com Normas Técnicas; falta de redundância e manutenção inadequadas.

Quando ocorrem falhas em no-breaks, uma das razões mais comuns são falhas nas suas baterias. A vida útil média de baterias seladas com tecnologia VRLA é de cinco anos, também podendo ser medida por ciclos de descarga. É preciso levar esse prazo em consideração, já que o uso de baterias para além de sua vida útil compromete o funcionamento do no-break.

Outra causa comum de falha são os ventiladores, que falham por limitações elétricas ou mecânicas. Também ocorrem falhas nos capacitores eletrolíticos (filtros CC). Cada no-break possui dez ou mais capacitores eletrolíticos de diferentes tipos e tamanhos. A principal função deles é filtrar a tensão CC na saída do retificador. Esses componentes se degradam com o passar do tempo e uma falha neles pode demorar a ser detectada, porque outros capacitores compensam sua falta. A Eaton recomenda que tanto os ventiladores quanto os capacitores eletrolíticos sejam substituídos a cada 7 anos de uso, para evitar qualquer tipo de problema no equipamento.

Os capacitores do filtro de entrada dos no-breaks também devem ser inspecionados periodicamente, levando em consideração as correntes, os parâmetros e as condições físicas. Sua função é reduzir a Distorção Harmônica na Entrada (THD) do no-break para a rede de entrada. Suas vida útil é de 7 anos e eles devem ser substituídos depois de transcorrido esse período, assim como os capacitores do filtro de saída, que geram uma forma de onda senoidal de alta qualidade para alimentar consumidores críticos.

Já os filtros de ar devem ser inspecionados mensalmente, além de limpos e trocados a cada seis meses, porque ambientes com muita poeira podem bloquear a passagem de ar por eles e provocar desligamento do no-break por sobretemperatura.

Em empresas que possuem no-breaks instalados e em pleno funcionamento, mas com a vida útil de seus componentes chegando ao fim, o retrofit pode ser uma alternativa economicamente interessante. Ao substituir tais componentes, estima-se uma economia de 40% em relação ao descarte do no-break e sua substituição por uma máquina nova. Além disso, o retrofit é uma alternativa ecologicamente correta, por diminuir o descarte.

 

 

LINKS


S
eletor de No-breaks


Solicitação de Catálogos


Como Comprar


Download Software & Drivers