ÚLTIMAS EDIÇÕES

#37 - Livro conta a história da energia em São Paulo através de fotos

#36 - HQ mostra São Paulo às escuras

#35 - Apagões no futebol brasileiro

#34 - Publicação da ANEEL evidencia fragilidade do sistema elétrico brasileiro

#33 - TVs inteligentes precisam de proteção

 



Novo instituto pretende difundir pesquisas sobre energia

Com o excesso de demanda por energia e as mudanças que se fazem urgentes na matriz energética mundial, o setor ganhou visibilidade e importância acadêmica. Além disso, a urgência em se frear o aquecimento global e promover ações que priorizem a preservação ambiental tornam a eficiência energética pauta constante em decisões políticas, econômicas e mesmo no dia a dia dos consumidores.

Cada vez mais brasileiros mudam as antigas lâmpadas incandescentes, por exemplo, por substitutas com maior durabilidade e eficiência energética. Ao mesmo tempo, empresas de todos os portes investem em equipamentos e sistemas que utilizem a energia de forma mais inteligente. Na área de óleo e gás, surgem alternativas para que os combustíveis rendam mais e poluam menos. Fontes alternativas, como energia solar, eólica e biomassa, também precisam ser mais estudadas, para que se tornem cada vez mais viáveis.

É nesse contexto que a FGV (Fundação Getúlio Vargas) acaba de inaugurar um instituto voltado exclusivamente a pesquisas do setor energético. A instituição é dirigida pelo Engenheiro e Professor Carlos Otavio Quintella. A intenção é formular estudos, políticas e diretrizes de energia, com parcerias para auxiliar empresas e governos nas tomadas de decisão relacionadas ao setor.

Um caráter multidisciplinar será dado à análise e à pesquisa em energia, envolvendo especialistas convidados e pesquisadores provenientes das escolas da própria FGV, cada qual com estudos produzidos a partir de um olhar específico.

As principais áreas do setor energético que serão enfatizadas na FGV Energia são petróleo, gás natural, energia elétrica, nuclear, biocombustíveis, fontes renováveis e eficiência energética. O instituto pretende se tornar um ponto focal de produção de saber em energia.


 

LINKS


S
eletor de No-breaks


Como Comprar


Download Software & Drivers