Você está em/ HOMEPAGE / Industrial

Industrial

Transformando rejeitos em biogás.

A Organic Waste Systems (OWS), é uma empresa multinacional especializada na construção e operação de biodigestores anaeróbicos para processamento de efluentes e rejeitos dos mais diferentes tipos.

Um dos destaques de sua operação são as plantas de produção de biogás situadas na França e na Alemanha.

Produzir energia a partir de dejetos é a quintessência da racionalização de custos. E os detalhes operacionais das usinas da OWS buscam a otimização de recursos em todos os detalhes.

Um bom exemplo disso, está na inertização dos tanques e dutos de suas instalações. Um sistema de inertização minimiza a probabilidade de combustão de materiais inflamáveis armazenados num espaço confinado, através da criação de uma atmosfera com um gás quimicamente não reativo, sendo o Nitrogênio o mais comumente utilizado.

As cargas do gás são periódicas, o que dispensa a necessidade de uma instalação fixa para geração de N2. Mas por outro lado, comprar o insumo em caminhões tanque quando necessário é dispendioso, trabalhoso e emite muito CO2 para o meio ambiente.

Então qual a solução mais inteligente? Locar uma estação móvel para geração de Nitrogênio. Isto une as vantagens dos dois sistemas, e elimina as desvantagens: o grande volume de gás pode ser produzido no próprio local, sem o vai e vem de caminhões, e ao mesmo tempo pode ser instalado sob demanda, reduzindo custos fixos.

No primeiro emprego desta tecnologia, na fábrica de OWS em Chagny, França, a empresa precisava de uma vazão de 500 m³/h de nitrogênio e utilizou um conjunto da Atlas Copco Rental, com um compressor de ar portátil PTS 600 isento de óleo, alimentando um gerador de nitrogênio NGM 1000.

O segundo projeto, na fábrica da OWS em Viriat, também na França, exigiu uma vazão menor, de 200 m³/h de nitrogênio. Nesse caso outro tipo de instalação foi mais adequada, combinando um compressor de ar elétrico ZT 90 VSD FF isento de óleo com um gerador de nitrogênio NGM 280. A energia elétrica para o compressor foi fornecida por um gerador de energia QAS 200. Todos orquestrados em um conjunto móvel, pela Atlas Copco Rental.

Ambos estes sistemas foram instalados em trailers, que permaneceram nos locais durante a duração da demanda.

Outra grande vantagem da locação de soluções, foi a possibilidade de customizar cada uma de acordo com as condições ideais de aplicação, e ainda contar com treinamento e suporte especializado. Hoje, a OWS conta com cinco soluções de locação, cada uma sob medida para diferentes plantas.

A-successful-year-of-inerting-450x800

Quem leu este post, também leu:

A importância do ar 100% isento de óleo para a sua indústria

Sobre Nós
O blog Atlas Copco Rental Solutions é um ponto de referência técnica para indústrias e profissionais que utilizam ar comprimido em seus processos e buscam as melhores opções para locação de compressores.

  

Todos os direitos reservados - 2016