Você está em/ HOMEPAGE / Industrial

Industrial

A importância do ar 100% isento de óleo para sua indústria.

Nos processos industriais onde o nível de exigência da produção está intrinsecamente ligado à manutenção da qualidade do fornecimento do ar comprimido, deve-se sempre considerar a aplicação de compressores isentos de óleo, pois são os únicos que verdadeiramente garantem total estabilidade na qualidade do ar.

A contaminação por óleo, ainda que em quantidades residuais, pode resultar em danos em lotes ou produtos, elevadas taxas de rejeição e devolução, além de custos elevados em paralisações e descontaminações. As indústrias que se arriscam a contaminar os seus produtos com óleo expõem-se ao recolhimento de produtos, a ações judiciais e às conseqüências negativas que daí advêm para a reputação da empresa e o valor da marca.

A norma ISO 8573-1 de 1991, relativa à tecnologia de ar comprimido, foi revisada em 2001 para ir ao encontro das necessidades de aplicações críticas em que a pureza do ar é essencial. A revisão estabeleceu uma metodologia de medição mais completa, incluindo as três formas de contaminação por óleo em compressores de ar – aerossóis, vapores e líquidos – de modo a proporcionar um diagnóstico confiável da real qualidade do ar. Às já existentes classes de pureza 1 a 5, foi adicionada uma classe nova e mais rigorosa: a ISO 8573-1 CLASSE 0.

Post_OFA_v2-2
Post_OFA_v2-3
A partir do momento em que existe óleo em contato com o ar comprimido, torna-se impossível garantir estabilidade na qualidade do ar, mesmo com a utilização de filtros. Isto porque o desgaste do carvão ativado utilizado nos filtros torna sua eficiência menor dia após dia, situação que é agravada pelo incremento de temperatura, o que é comum em nosso país.

Post_OFA_v2-4
A mesma tecnologia exigida para a obtenção dessa certificação (parafusos isentos de óleo) também protege o meio ambiente, visto que o sistema de compressão de parafusos isentos de óleo tem eficiência energética superior às tecnologias com lubrificação a óleo combinadas com filtros de linha, chegando a até 25% de economia.

Post_OFA_v2-5

A Atlas Copco Rental oferece aluguel de equipamentos para geração de ar comprimido isento de óleo, para as mais diversas faixas de potência, com motores a diesel ou elétricos.



Atualmente, podem-se encontrar compressores de ar certificados Classe Zero em vários modelos e tecnologias, adequados para as necessidades de diferentes tipos de indústria.

Acompanhe em breve neste blog, histórias de sucesso de aplicações desta tecnologia.

Quem leu este post, também leu:

A importância do ar 100% isento de óleo para a sua indústria

Sobre Nós
O blog Atlas Copco Rental Solutions é um ponto de referência técnica para indústrias e profissionais que utilizam ar comprimido em seus processos e buscam as melhores opções para locação de compressores.

  

Todos os direitos reservados - 2016