Você está em/ HOMEPAGE / Industrial

Industrial

Aumente a competitividade de sua indústria através da locação de soluções.

Em tempos de crise, não é fácil tomar a decisão de investir em novos equipamentos. Soluções adequadas em ar comprimido, nitrogênio e vapor são vitais para a competitividade das indústrias, mas ampliação e modernização significam gastos altos, assim como equacionar uma série de desafios: taxas de juros, instalação, logística, administração, manutenção, seguro e combustível entre outros.

Nesse cenário, a locação de soluções através de contratos de longo prazo tem se mostrado uma alternativa atrativa para trazer produtividade e competitividade de modo imediato, sem grandes impactos financeiros e organizacionais.

Veja no gráfico abaixo como tipicamente se distribuem os custos de um mesmo equipamento nas diferentes modalidades de locação versus aquisição.

industrial_solucoes_locacao_vs_aquisicao-3
É possível perceber claramente que o grande benefício do sistema de locação de longo prazo está na maior disponibilidade de capital: sem um alto investimento inicial necessário para aquisição, evita-se a imobilização de recursos financeiros, distribuindo os custos a longo prazo e permitindo uma amortização gerada pelo próprio retorno de produtividade que o equipamento propicia.

Além disso, na escolha entre investir no maquinário próprio ou locar, devem ser considerados os seguintes aspectos:

– Equipamento ideal no momento ideal: a locação traz a flexibilidade de mudar as características do maquinário conforme a conjuntura do momento. A aquisição do novo item deixa de ser um problema, assim como a destinação do equipamento antigo. A depreciação tem seu impacto diluído e minimizado.

– Gestão de manutenção simplificada: quando o equipamento é da própria empresa, sua manutenção se torna uma preocupação. É necessário investir em equipes capacitadas, sejam elas próprias ou terceirizadas. Ou seja, mais um item para gerenciar. Já a locação por outro lado, traz esse serviço integrado. Não há preocupação com oficina, técnicos ou peças de reposição. Inclusive, as melhores empresas do mercado garantem suporte 24/7. Isto assegura que em caso de paradas emergenciais, o tempo ocioso será minimizado através de um atendimento rápido e especializado. Além do que o fornecedor de locação pode disponibilizar equipamentos para substituição temporária daquele que está sob reparos.

– Otimização de espaço: equipamentos para locação normalmente são projetados para alta portabilidade, pois hoje estão em um local e amanhã poderão estar em outro. O mercado oferece muitas soluções montadas em contêineres, tais como compressores de ar, geradores de nitrogênio, caldeiras de vapor entre outros. Isto permite que eles sejam alocados em espaços onde os mesmos tipos de equipamentos “convencionais”, não poderiam ficar. Por exemplo, uma caldeira de vapor em contêiner permite uma instalação externa e compacta, ao passo que uma caldeira comum é muito mais exigente quanto ao espaço. Ou seja, locais que antes eram inviáveis para certos tipos de maquinários, podem ser aproveitados com equipamentos locados.

– Controle de custos e administração simplificada: o sistema de locação facilita em muito a gestão financeira. Tudo se resume a uma fatura mensal e apenas um item – o aluguel. Que já inclui seguro contra roubo, incêndio e outros danos potenciais. Além disso, a locação de equipamentos como compressores de ar, geradores de nitrogênio e caldeiras de vapor possui muito menos etapas e requisitos legais que o processo de compra.

O mercado nacional possui hoje em dia empresas altamente preparadas para atender demandas de locação, com equipes e frotas próprias, o que garante excelente custo benefício. Naturalmente, não podemos ter a pretensão de afirmar que a locação sempre será melhor que a compra, mas o principal é ter em mente a análise das duas possibilidades para que em cada cenário seja escolhida a solução mais inteligente possível.

Quem leu este post, também leu:

A importância do ar 100% isento de óleo para a sua indústria

Sobre Nós
O blog Atlas Copco Rental Solutions é um ponto de referência técnica para indústrias e profissionais que utilizam ar comprimido em seus processos e buscam as melhores opções para locação de compressores.

  

Todos os direitos reservados - 2016